Gatos têm paladar exigente!!!





Gatos têm paladar exigente, são muito mais seletivos do que os cachorros, são os master chefs dos animais domésticos. Sempre dão preferência para alimentos e água frescos. Não gostam de comida velha e não comem qualquer coisa, com raras exceções. Gostam de comidas mais gordurosas, com mais sabor.
Nem pense em dar ração que sobrou de um dia para o outro, porque eles não vão comer.
(Claro, exceto gatos que foram abandonados e passaram fome, esses querem encher logo as barriguinhas por medo de ficar sem alimento novamente. Leva um tempo para perceber que está no lar definitivo e não vai mais passar fome).

Estudiosos dizem que açúcar, condimentos e outras coisas gostosas parecem não ser nada atraentes para os gatos, e que os felinos se interessam por apenas uma coisa: carne. Porém hoje em dia acho que estão mais tolerantes ou curiosos... Uma das minhas gatas não pode sentir o cheiro de Panetone, isso mesmo, Panetone, ela simplesmente ataca na sua mão e dá cada mordida que só vendo para acreditar...  Tive um que não comia nada além da ração, nem sequer cheirava qualquer tipo de carne. E cada um dos meus tem suas preferências, por isso semanalmente, além da ração tento variar ao máximo o cardápio para não enjoarem e também para agradar a todos.
Frango, peixe e fígado não podem faltar no cardápio semanal...
Ah... acreditem, eles gostam de água de côco geladinha...
E por falar em água, eles preferem beber direto na torneira ou em fontes, ou seja, água em movimento, e em dias de calor coloco até pedrinhas de gelo que moderadamente não faz mal. Ah tenho uma felina que pede sorvete ou yogurte se estivermos tomando, motivo do ponto de interrogação na minha cabeça em relação ao gato não sentir o sabor "doce".

Se por um lado o olfato é muito mais desenvolvido nos carnívoros domésticos do que no homem, o mesmo não vale para o paladar.
Falando mais especificamente para quem se interessa pelo assunto,  paladar não é mais do que uma sensação percebida por causa da estimulação das células sensoriais situadas principalmente na língua, mas também no conjunto da cavidade buco-faríngea. Assim, o animal pode aliviar a palatabilidade do alimento, assim como recusar um produto tóxico geralmente caracterizado por um certo amargor. O paladar estimula as secreções salivares, pancreáticas e gástricas, proporcionando uma sensação de bem estar.
Quem tem felinos e já deu remédio sabe bem do que estou falando...

Estas células (receptores), chamados de "gomos gustativos", estão situados na face superior da língua, no palato, na epiglote e na faringe. Ao nível da língua, os gomos estão inclusos em formações chamadas de "papilas", das quais conhecemos quatro tipos. As papilas
filiformes, situadas na face superior da língua, não tem função gustativa, mas, dotadas de sensibilidade táctil, permitem o reconhecimento da textura do alimento. Conhecemos também as papilas fungiformes, calciformes e foliadas.
O número de gomos gustativos varia muito de acordo com a espécie. O cão tem uma quantidade muito maior do que o gato, mas muito menor do que o homem.
Esta deficiência é largamente compensada por um olfato muito desenvolvido.
Na base dos gomos gustativos encontram-se fibras nervosas que reúnem três nervos: glosso-faríngeo, facial e vago. As informações reconhecidas são então transmitidas a uma parte especial do cérebro, o tálamo.

Para finalizar vou contar um segredinho... sempre imagino eu, meu marido e meus felinos em um festival de comida japonesa... eles bonitinhos cada um em seu lugar, atacando os sashimis... rs rs rs...

Beijos e Lambeijos da Lika.



Fonte  :    Enciclopédia Gato Royal Canin e outras matérias

Comentários

CLIQUE AQUI E SIGA O BLOG

Postagens mais visitadas deste blog

Famosos com Felinos =^.^=

VEJA AQUI OS BONITÕES DO ROCK !!!

CONTATO COM LIKA

Nome

E-mail *

Mensagem *